Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A AÇÃO DA IGREJA II

II – O controle das mentes

 1 - Leia o texto abaixo
“As escolas durante a Idade Média localizavam-se nos mosteiros e nas catedrais. Os professores eram os membros do clero e os estudantes eram aqueles que seguiriam a carreira religiosa. Pouquíssimos alunos estudavam e não se tornavam religiosos. Normalmente, os meninos iam para o mosteiro por volta dos onze anos.
Assim podemos afirmar que os membros do clero eram os únicos que sabiam ler e escrever. A Igreja Católica tinha o monopólio do ensino.
A sociedade era iletrada e o clero transmitia o seu saber através dos sermões, das pregações e também das imagens. O clero divulgava sua visão de mundo para os demais membros da sociedade.”

Vocabulário:
MONOPÓLIO

ILETRADA

a)      – O  que é uma sociedade iletrada?

b)      – Com que idade as crianças começavam a estudar?

c)      – Qual era a instituição responsável pelo ensino?

d)      – “Praticamente todos os estudantes seguiam a carreira religiosa”. A partir da frase acima você poderia dizer o que os estudantes estuda

e)      – Como era a educação dos demais membros da sociedade? (Com quem aprendiam? O que aprendiam? Onde aprendiam?).

Educação dos nobres
Educação dos camponeses








f) – O fato de serem os únicos a saberem ler e escrever dava aos membros do clero poder? Sim ou não? Justifique sua resposta.

2 - Leia o texto abaixo:

“O clero difundia a sua visão de mundo para os demais membros da sociedade.”

Deus criou o mundo. Realizou seu trabalho em seis dias: criou o céu, a terra e o mar; fez aparecer o dia e a noite, fez milhões de plantas crescerem; criou o sol, a lua e as estrelas, fez os animais. Por fim criou o homem. No sétimo dia descansou.”

“ A Terra é imóvel e ocupa o centro do Universo. Em torno dela giram o sol, a lua e outros planetas, cada um em sua esfera celeste (órbita). Ocupam, na verdade, as esferas celestes, na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus Sol, Marte e Júpiter.”

“ Geograficamente, a Terra se divide em três partes: Europa, Ásia e África. O oceano Índico é fechado e coberto por inúmeras ilhas ricas em metais preciosos, madeiras raras e especiarias.
Espacialmente(cartograficamente) o umbigo da Terra está em Jerusalém e o Oriente fica ao norte e termina com uma montanha onde se encontra o Paraíso Terrestre.”

“ A Terra é quadrada.”

a)-      Como os homens da Idade Média explicavam o surgimento do mundo? E você?

b)-      Como os homens da Idade Média explicavam a organização do sistema solar? E você?

     c) – Como os homens da Idade Média explicavam geograficamente a Terra? E você?




Nenhum comentário:

Postar um comentário