Pesquisar este blog

Atividades



V  – Os indígenas nos dias de hoje


Faça uma pesquisa no site abaixo e identifique os direitos dos indígenas nos dias de hoje. http://pib.socioambiental.org/pt/c/direitos/constituicoes/introducao
Atividade elaborada pela estagiária Adritielle Ribeiro
I –Responda às questões

1 Quais são as duas inovações importantes, na constituição de 1988, a respeito dos indígenas, em relação às Constituições brasileiras anteriores?

2  Sobre os direitos constitucionais dos índios, o que a Constituição de 1988 estabelece?

3 Sobre índios no Brasil, o que significa o direito à diferença?

 4  Qual é o conceito de Terras Indígenas?

 5 Qual é finalidade da demarcação de uma Terra Indígena? E quem é o responsável por proteger essas terras?

6  Na prática, quais  são as dificuldades enfrentadas pelos índios a respeito da Constituição?



II -  Imagine a seguinte situação. Você soube que um fazendeiro, muito rico, criador de gado, está armando seus capangas, para invadir as terras de uma tribo bem pequena, com cerca de 800 de pessoas. Você é contra essa invasão e resolve escrever uma carta ao fazendeiro, protestando contra a invasão. Escreva uma carta ao fazendeiro – crie um nome para ele – apresentando dois argumentos para sua posição (ser contra a invasão). A carta deve ter 4 parágrafos (introdução, 1º argumento, 2º argumento e conclusão)


IV - Tupinambás
Questões elaboradas pelos estagiários Cristiano e Gustavo, do 6 ano A

Responda às questões no seu caderno
1)                  Após a leitura do texto, explique a principal motivação de os franceses fundarem a França Antártica.

2)                  Explique a razão de os tupinambás ficarem admirados com os portugueses e com os franceses de eles irem buscar o pau brasil. 

3)                 Por que os portugueses precisavam de muito pau-brasil?

4)                  Explique a diferença de pensamento entre os tupinambás e os europeus no que diz respeito ao acúmulo de riquezas. 

5)                 Por que o indígena diz que os franceses são “loucos”?

6)          Conforme a fala do indígena, os europeus eram vistos como "loucos". Se esse                                       mesmo indígena estivesse vivo nos dias atuais, o que ele diria da nossa sociedade.                                 Estaríamos   mais próximos dos "selvagens" ou mais próximos dos "loucos"? Justifique









Clique no link para visualizar as atividades
https://drive.google.com/drive/folders/17TgQgLM057yWnlbziAx-HJKRcINSZmXl?usp=sharing




Os árabes


      Atividade 1
       Leia a página 38 do seu livro texto e retire as informações pedidas:
a)      Paisagem predominante na península arábica;
b)      Nome dos grupos que habitavam a parte norte e o centro da península;
c)       Modo de vida desses grupos;
d)      Atividades praticadas por esses grupos;
e)      Cidade existentes na faixa oeste da península;
f)       Atividades desenvolvidas nessas cidades;
g)      Produtos comercializados;
h)      Procure no dicionário o significado de caravana;

Atividade 2 
Complete o quadro com as informações pedidas:
       
 
Judaísmo
Cristianismo
Islamismo
Livro Sagrado



Sacerdote



Dia Santo



Templo



Nome do seguidor
(fiel)





      Atividade 3
          Leia as páginas 39 e 40 do seu livro texto. Retire as informações pedidas:
a)      Nome de cidade que era centro econômico e centro religioso na península arábica;
b)      O que é a Caaba?
c)       O que é a Hégira?
d)      Ensinamentos encontrados no Corão;
e)      Identifique os cinco pilares do Islã;
f)       Duas crenças dos muçulmanos;
g)      Diferença entre sunitas e xiitas;

        














INCAS
Atividade 1
Leia com atenção a página 95 do seu livro texto. Procure entender o que a autora escreve.
Em seguida, faça o que se pede. Faça no seu caderno.
           a) Retire as informações pedidas abaixo:
Período em que viveram
Nome do país atual onde se situaram
Nome da capital
Nome do império
Significado do nome do império
Língua falada
Países atuais que faziam parte do império
Número de habitantes no império
     b) Responda:
Por que o Inca ou Sapa Inca tinha plenos poderes sobre toda a sociedade?



Atividade 2
Leia com atenção a página 96 do seu livro texto – As estradas do Império inca. Procure entender o que a autora do livro escreveu. Em seguida, responda às questões. Faça no seu caderno.
a        a)   Quem circulava nas estradas incas?
b      b)    Explique como as mensagens do Sapa Inca chegavam às diferentes partes do Império.
c         c) Por que as estradas eram importantes no Império inca?

Atividade 3
Leia com atenção a página 97 do seu livro texto – A economia inca. Procure entender o que a autora do livro escreveu. Em seguida, responda às questões. Faça no seu caderno.
a       a)O que eram os quipus?
b     b)  Para que serviam os quipus?
c       c)  O que era a mita?
d     d)Quais os trabalhos estavam incluídos na mita?
       e) O que eram os terraços irrigados?
f      f)  O que os incas produziam?

      g)Quais eram os animais que os incas domesticavam e para que serviam?

Um comentário: